sábado, 10 de novembro de 2012

Vai faltar combustível no Brasil?


Em março de 2011, publiquei Blog “Do Pro-Álcool ao Etanol”, atento ao aumento crescente do valor cobrado do Álcool rebatizado de Etanol. Parece até repeteco, mas dessa vez vou englobar a gasolina o derivado do petróleo, .
Nas bombas o preço cobrado pelo combustível, tanto a gasolina quanto o etanol, as vésperas do ultimo feriado ganharam um plus, sendo que o nosso combustível está entre os caros do Planeta. Houve protesto em varias partes dos país, usando da criatividade e uma estratégia relativamente simples, um grupo decidiu abastecer seu veiculo com alguns centavos exigindo nota fiscal e pagando a despesa no cartão. Nesse modo o custo operacional não cobre o “lucro” da abastecida, alem de causar longas filas e tumulto.
Após essa repercussão surgiu noticias que postos de combustíveis foram forçado a tal aumento. Não dá para descartar essa possibilidade, se isso aconteceu, é coisa para o ministério publico investigar.
Além do preço alto o que chamou novamente a minha atenção é o boato as noticias na mídia nacional, sobre a crise do combustível. Um possível desabastecimento devido à logística e deficiência na produção nacional da gasolina.
O governo federal começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento. Reuniões fora iniciadas em outubro, envolvendo técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.
O plano de emergência vida evitar a falta de combustível nos postos no fim do ano, à um crescimento no consumo de gasolina nos meses de novembro e dezembro.
Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre, a Petrobras afirmou que suas refinarias já atingiram 98% da capacidade.
Em algumas regiões, no entanto, já há um esgotamento da capacidade de produção.
É o caso da Regap, refinaria em Betim (MG). Para abastecer os postos de parte de Minas Gerais e do Centro-Oeste, ela passou a redistribuir combustível de outras unidades. Atrasos e a falta de caminhões podem levar a interrupções da distribuição.
O mesmo acontece no Rio Grande do Sul, outro Estado que teve crise de abastecimento no mês passado. A refinaria Refap, em Canoas, está com problemas de produção para atender à gasolina demandada. Com isso, passou a buscar combustível no Paraná e parte precisou ser importada, entrando no país via porto do Rio Grande.
Bem essa é a causa, lembro que pouco tempo atrás o Governo Federal investiu maciçamente em marketing. Onde bradou aos quatros vento que o Brasil era auto-suficiente em petróleo "mas deixou no vácuo que nunca foi auto-suficiente em derivados", comemorou o pré-sal “esse que passa por uma calorosa disputa na esfera política sobre quem deve ser beneficiado com os royalties”.
O etanol Brasileiro é um commodity agrícola, sua produção depende das condições climáticas, e especulação do setor. Seu “concorrente” no país é o açúcar que tem um mercado que paga muito bem e os usineiros ficam nessa “quem paga mais leva”, nesse fogo cruzado fica o consumidor.
A estimativa é que 12% da gasolina consumida em 2012 no país venha do exterior.
Assim depois de tanta bonança, enfim,chegou o apagão dos combustíveis?
Para atender a demanda, o país tem sido obrigado a aumentar as importações do produto, o que tornou a logística de distribuição mais complexa.
Podem ocorrer atrasos na chegada dos navios que trazem o combustível nos portos, ou ainda no transporte do produto entre um Estado e outro, que é feito por meio de caminhões.
O Brasil terá de importar quase 20% da gasolina que consome em cinco anos, caso a produção nacional não se amplie e a oferta de etanol continue restrita.

Leia também “Do Pro-Álcool ao Etanol.”
http://blogdoleonardocosta.blogspot.com.br/2011/03/do-proalcool-ao-etanol.html

2 comentários:

  1. Reflexos de um país que abriu mão de suas ferrovias para subsidiar o transporte rodoviário, não nos dando a opção de automóveis a diesel, muito mais econômicos.

    ResponderExcluir
  2. o governo esqueceu do proalcool, porque não incentivar a instalação de mais trezentas usinas canavieiras, uma vez que o alcool é um produto que não agride o ambiente e temos vastas areas de terras disponiveis. Seria uma ótima opçao e não estariamos agredindo o meio ambiente.

    ResponderExcluir

Para evitar problemas, serão publicados apenas comentários com autoria identificada.

Atenciosamente Leonardo Costa.

Tags

São José dos Pinhais (153) Prefeitura de São José dos Pinhais (79) Eleições 2012 (53) SJP (45) Setim (37) Eleições Municipais 2012 (33) Leonardo Costa (28) Paraná (28) Ivan Rodrigues (25) Prefeito (21) Nossa São José (18) São Jose dos Pinhais (18) Brasil (17) ROCHA LOURES (17) Cultura (16) Noticias (16) Aconteceu (15) CARLA GAPSKI (15) Vereadores (15) politica (14) eleito (13) PSDB (12) VEREADOR (12) Eleitorado (10) oposição (10) Beto Richa (9) Blogueiro (7) Justiça Eleitoral (7) Patrimônio Histórico (7) TSE (7) politicos (7) Curitiba (6) Câmara (6) DEM (6) Francisco Buhrer (6) Professor (6) Redes Sociais (6) Candidato (5) Debate (5) Decreto Legislativo nº. 1177/2011 (5) Enchentes (5) Fotos (5) JPSDB (5) JPSDB-SJP (5) PSD (5) SAÚDE (5) TCE (5) Atlético (4) Blog (4) CPI (4) antigamente (4) capital (4) Administração (3) Compac (3) DEMUTRAN (3) Eleições anulada (3) Leopoldo Meyer (3) PCB (3) PDT (3) PMDB (3) PT (3) Sebastião Côrtes (3) União por São José (3) resultado (3) Anatel (2) Associação Comercial (2) Casarão Massaneiro (2) Censo (2) Crime (2) DEMOCRATAS (2) Delegacia (2) EUA (2) Greve (2) Lei 12.619 (2) Lei do Ficha Limpa (2) Leopoldo Scherner (2) Mensalão (2) PSB (2) PSDC (2) PUC (2) cavaletes (2) etanol (2) CPI da SAUDE (1) Doação (1) Gustavo Fruet (1) JOSÉ AUDUSTO (1) Lei 9.504/97 (1) Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) (1) Lei sobre o n° 3357/12 (1) Lei12.653/12 (1) PCdoB (1) PRP (1) PSC (1) PTB (1) PTdoB (1) Resolução nº. 23.373/2011 (1) opinião (1) respostas (1)