São José dos Pinhais - PR

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR

O Município de São José dos Pinhais está localizado numa área territorial com latitude 25 graus 32 minutos SUL e longitude 49 graus e 12 minutos W-GR, situa-se aproximadamente a 15 Km de Curitiba (SETR/99), faz parte da Região Metropolitana. Sua área urbana fica a Noroeste, mais próxima de Curitiba. As principais localidades são: Colônia Murici, Colônia Marcelino, Colônia Zacarias, Barro Preto, Cachoeira, Campo Largo da Roseira, Roseira de São Sebastião, Guatupê, Borda do Campo e outros.
LIMITES:
Norte: Curitiba, Pinhais e Piraquara
Sul : Tijucas do Sul
Leste : Morretes e Guaratuba
Oeste : Mandirituba e Fazenda Rio Grande
Superfície: 952,86 Km² –
Fonte: Planimetrado pelo INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP, área sendo revisada pela Fonte.

RELEVO:
São José dos Pinhais é parte integrante do primeiro planalto e possui uma altitude média de 900m, porém, existem diferenças de altitudes na região que variam de 300 a 1200m, caracterizado por topografia suavemente ondulada, com colinas de topos amplos de altitudes uniformes. Os solos predominantes são classificados como latossolo vermelho-amarelo álico, horizonte A proeminente, textura argilosa, fase campo subtropical, relevo suave ondulado. Os solos das áreas aluvionares são classificados como solos orgânicos álicos, fase campo subtropical, de várzea com relevo plano.
As principais serras são: Serra do Mar, Serra do Castellhano e Serra do Fula. Na região onde o município faz divisa com Guaratuba, Morretes e parte de Piraquara estão as Serras do Mar e do Castelhano, nos limites com Mandirituba temos a Serra do Fula.
Encontramos em Campo Largo da Roseira uma região de planície, enquanto em outras regiões existe irregularidades no terreno (Colônia Murici, Colônia Marcelino, Malhada, Contenda, etc.) estas áreas são destinadas ao cultivo e produção agrícola.

HIDROGRAFIA:
O maior rio em volume d’água é o rio Iguaçu, faz divisa em toda sua extensão entre o município de São José dos Pinhais e Curitiba. A maior parte dos outros rios são afluentes e subafluentes do Iguaçu: Rio Itaquí, Rio Pequeno, Rio Miringuava, Rio Cotia, Rio Despique, Rio Cerro Azul, Rio da Roseira.
Outros rios: Rio de Una, Rio São João, Rio do Arraial, Rio da Prata, Rio Castelhano, Rio Capivari e outros.
A represa do Vossoroca localiza-se no extremo sul do Município, destina-se ao fornecimento de água à Usina de Chaminé, situada também ao sul de São José dos Pinhais, próxima à divisa de Tijucas e Guaratuba.

CLIMA:
A Região Metropolitana de Curitiba situa-se quase que inteiramente dentro do domínio climático Cfb köeppen, isto é, clima sempre-úmido, com chuvas em todos os meses do ano e com temperatura média do mês mais quente inferior a 22ºC.
O Clima do município é subtropical úmido mesotérmico, de verdes frescos e com ocorrência de geadas severas e frequentes, não apresentando estação seca, a média de temperaturas dos meses mais quentes é inferior a 22ºC e a dos meses mais frios é inferior a 18ºC.

VEGETAÇÃO:
O componente biológico é integrado pelos fatores ambientais flora e fauna. As características climáticas conferidas pela localização geográfica e variação altitudinal originam regiões fitogeográficas distintas na Região Metropolitana de Curitiba, que se conformam em ambientes característicos para a fauna, quais sejam Floresta Ombrófila Densa, florestra Ombrófila Mista e Estepe Gramíneo- Lenhosa.. Fitogeograficamente, a região das nascentes dos rios Pequeno e Itaqui, nos contrastes da Serra do Mar, é considerada como um sistema sde transição do tipo ecótono entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Ombrófila Densa e sua importância reside na existência de espécies exclusivas de ambas as regiões fitogeográficas convivendo simultaneamente, aumentando a diversidade florística da região.Pela observação da cobertura arbórea existente nestas bacias, pode-se observar que a maior área recoberta por florestas está exatamente no curso superior destes rios, decrescendo à medida em que tomam o rumo oeste, em direção ao rio Iguaçu.

ENERGIA ELÉTRICA:
A COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica é responsável pelo atendimento a esse setor. O número de ligações de energia elétrica é de 56.047 (10/99).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA:
O município de São José dos Pinhais é atendido pela SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná. O número de domicílios com ligação de água – 29.661 (12/96).

TRANSPORTE:
A. Rodoviário:
O município de São José dos Pinhais possui localização extremamente privilegiada separada de Curitiba apenas por algumas pontes sobre o rio Iguaçu, é cortada pelas BR277 e 376, e Contorno Leste, sendo o elo de ligação entre o Sudoeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil e os países do Mercosul. Para atendimento da população existem duas empresas de ônibus – Auto Viação São José dos Pinhais que possui linhas para Curitiba e linhas urbanas para as periferias o que beneficia muito toda a população, existindo diversos horários até à madrugada para atendimento dos trabalhadores. Possui uma empresa para o interior(zona rural) e periferias mais distantes Sanjotur. Possui ainda linha do “ligeirinho” do Terminal Central de São José dos Pinhais até o bairro da Barreirinha, em Curitiba.
B. Aeroviários:
Em 1997 foi inaugurado o novo Aeroporto Internacional Afonso Pena , um dos mais modernos do país. O ato de entrega do novo Aeroporto Internacional Afonso Pena, que a INFRAERO faz ao Brasil e ao Paraná, é motivo de grande regozijo, pela magnitude da obra e pelo que representa no campo do desenvolvimento, da economia, do turismo e da integração mundial. Foi-se o tempo em que o aeroporto era um mero local para embarque e desembarque de passageiros. O novo Aeroporto Internacional Afonso Pena proporciona todas as facilidades e conforto para os três milhões anuais de passageiros previstos e será um importante centro de polarização e alavancagem do progresso paranaense voltado para o Mercosul. Reúne o que há de mais avançado em tecnologia de apoio à atividade aeroportuária e, marcadamente, nos domínios da eletrônica, telemática e automação. Seus pisos possuem uma área construída de 29.400 m², o que torna o quinto maior aeroporto brasileiro.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA:
A cidade possui iluminação em toda região central e na periferia (ruas centrais).

TELECOMUNICAÇÕES:
Os serviços de telecomunicações são atendidos pela TELEPAR – Telecomunicações do Paraná, cobrindo tanto a telefonia rural como a urbana. A telefonia interurbana está integrada ao Sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) e a Discagem Direta Internacional (DDI).Número de telefones instalados: 15.896 (12/96).

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA:
A. Locais:
Uma emissora de rádio: Radio Mais (AM) e uma FM .

B. De outras cidades:
Estações de Rádio mais ouvidas (FM): 98 FM, Cultura, Transamérica, Caiobá, Jovem Pan.
Principais jornais em circulação: Gazeta do Povo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Jornal O Estado do Paraná.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal www.sjp.pr.gov.br 

Um comentário:

  1. Ótimo blog para nos manter informados em são jose parabéns... Atenciosamente josé da desentupidora de São josé https://desentupidorasaojosedospinhais.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Para evitar problemas, serão publicados apenas comentários com autoria identificada.

Atenciosamente Leonardo Costa.

Tags

São José dos Pinhais (153) Prefeitura de São José dos Pinhais (79) Eleições 2012 (53) SJP (45) Setim (37) Eleições Municipais 2012 (33) Leonardo Costa (28) Paraná (28) Ivan Rodrigues (25) Prefeito (21) Nossa São José (18) São Jose dos Pinhais (18) Brasil (17) ROCHA LOURES (17) Cultura (16) Noticias (16) Aconteceu (15) CARLA GAPSKI (15) Vereadores (15) politica (14) eleito (13) PSDB (12) VEREADOR (12) Eleitorado (10) oposição (10) Beto Richa (9) Blogueiro (7) Justiça Eleitoral (7) Patrimônio Histórico (7) TSE (7) politicos (7) Curitiba (6) Câmara (6) DEM (6) Francisco Buhrer (6) Professor (6) Redes Sociais (6) Candidato (5) Debate (5) Decreto Legislativo nº. 1177/2011 (5) Enchentes (5) Fotos (5) JPSDB (5) JPSDB-SJP (5) PSD (5) SAÚDE (5) TCE (5) Atlético (4) Blog (4) CPI (4) antigamente (4) capital (4) Administração (3) Compac (3) DEMUTRAN (3) Eleições anulada (3) Leopoldo Meyer (3) PCB (3) PDT (3) PMDB (3) PT (3) Sebastião Côrtes (3) União por São José (3) resultado (3) Anatel (2) Associação Comercial (2) Casarão Massaneiro (2) Censo (2) Crime (2) DEMOCRATAS (2) Delegacia (2) EUA (2) Greve (2) Lei 12.619 (2) Lei do Ficha Limpa (2) Leopoldo Scherner (2) Mensalão (2) PSB (2) PSDC (2) PUC (2) cavaletes (2) etanol (2) CPI da SAUDE (1) Doação (1) Gustavo Fruet (1) JOSÉ AUDUSTO (1) Lei 9.504/97 (1) Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) (1) Lei sobre o n° 3357/12 (1) Lei12.653/12 (1) PCdoB (1) PRP (1) PSC (1) PTB (1) PTdoB (1) Resolução nº. 23.373/2011 (1) opinião (1) respostas (1)